26 de mai. de 2014

Quando começar a gastar os lucros?


Outro dia, andando na blogsfera, me deparei com um texto interessante, neste texto (pode ser lido aqui), o blogueiro Bruno Hanai, cita o mesmo dilema de todos nós, economizar até a ultima ruela ou gastar tudo, pode parecer um texto bem batido para a maioria de nos pobretões. Mas, fazendo a leitura, foi se desenrolando muito bem, texto de qualidade, bem básico, mas de qualidade, pois o que  chama a atenção neste texto está no fim da história, quando Bruno expõe sua opinião, e conta uma historinha do mão aberta vs mão fechada. Não sei se foi intenção dele, mas cria um paradigma interessante que me deixou intrigado e, se daria certo, colocarei minhas opiniões.

Vou fazer um breve resumo, caso você seja preguiçoso demais, Bruno conta a historia de mão aberta e mão fechada, um economiza e outro gasta a rolé, e quando mão fechada atinge níveis de rendimento interessante (que da pra comprar alguma coisa), começa a usufruir dos ganhos, sem nunca sacar do principal e sem nunca deixar de aportar o estabelecido, só os rendimentos.

Com esse rendimento ficava rico!


Agora que você leu a historia completa ou o resumo, vamos as premissas, quando devemos começar a usufruir dos ganhos, se usufruirmos perderemos os efeitos dos juros compostos. Mas será que vale a pena economizar a vida toda, ou ir usufruindo dos benefícios, aqui e agora. Situação complica!

Muito de nós que estamos na luta pelo milhão, temos bons rendimentos passivo, que claro aplicamos novamente para deixar a bola de neve agir sozinha, e nos manter por um longo período de tempo. Mas, e se resolvermos usufruir deste dinheiro de rendimentos imediatamente, agora, como na historia citada, mão aberta começou a usufruir dos rendimentos. logo que ele tinha um valor mínimo razoável.

Vou utilizar meu dilema, para tentar dar uma perspectiva, melhor entendimento, tenho hoje, aproximadamente 27k, destes consigo rendimentos médios em torno de 200 reais, meus aportes variam na casa de 1k, meu salário 1780, ou seja, os aportes consomem mais de 50%, valeria a pena para mim deixar de aportar os rendimentos e consumir esses 200 reais? Ah, mas 200 reais não são nada, correto, pra você que ganha muito pode ser, mas pra mim equivale a 11,23% de meu recebíveis, que em um ano significa 2,4k, ou seja, se tirasse os rendimentos e gastasse, a diferença seria bem grande, melhor deixar os 200 reaplicados.

Mas e do ponto de vista da felicidade, do viver agora! O que podemos fazer com 200 reais? Bem da pra pagar parcelas de uma smart ou tv maneira, comprar a cada três meses uma roupa de marca, sair pro bar, existe algumas possibilidades, mas pensamos, estarei sempre aportando os mesmo 1k, por que me importar de consumir o lucro, agora, não irei ficar rico mesmo?

Ponto de vista deve ser analisado por todos, na minha humilde opinião, enquanto você estiver livre para viver e poder aportar forte, faça. Agora não condene a sua vida de agora para juntar uns trocados a mais na velhice, ainda mais se seu poder de aporte não for tão grande. Eu tenho uma vida feliz, minha mulher ajuda muito em casa, e assim podemos com pouco se divertir muito, ainda mais que somos moradores do interior, custo de vida baixíssimo. Desta forma sempre aplique um principal, e se as coisas apertarem consuma os rendimentos. O que vai te deixar rico mesmo e seu poder de aportar, os juros ajudaram, mas isso vai depender se você viver o tempo que necessita.

Valeu e até a próxima.

3 comentários:

  1. Olá, tudo bom?

    Foi muito legal saber que o meu texto foi citado por você. Além da satisfação própria, também fico feliz porque acho importante que esse assunto (Gastar x Economizar) seja divulgado.

    Preciso dizer: como você abriu os valores que tem guardado, os aportes e o seu salário, você deixou o seu texto bem interessante.

    Bom, podemos falar e falar, e no fim a conclusão fica por conta de cada um. Depende do quanto ganha, dos objetivos, da situação atual.

    Eu já tive vários momentos. Já tive os momentos em nunca mexia nos rendimentos, e os momentos em que fazia as retiradas. Isso depende do plano e desejos de cada um.

    Abraço!

    Obs: acho que em um momento do texto você trocou o "Mão Fechada" pelo "Mão Aberta"! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita Bruno, realmente, esse assunto de consumir os lucros no presente, é uma questão que a maioria dos blogueiros acha errado, eu tenho a opinião que não é tão errado assim, afinal você está poupando para ter uma vida melhor, não existe um regra que diga que só se deve consumir os rendimentos depois dos 50, 60, acho que você deve consumir quando achar apropriado.

      Excluir
    2. é... ainda não pensei sobre isso, embora já tenha lido o texto do Bruno

      Excluir

Novembro/2022: Investimentos US$ 45,20

Bom dia a todos, meus fiéis seguidores, zoeira a quem quero enganar, ninguém para para ler isso, senhores, senhoras, como pode ver no titulo...