2 de jun. de 2014

Fechamento de Maio/2014: R$ 26.693,90 ou - 0,10%

Tudo caminhava para um fechamento de mês tranquilo, as coisas estavam azul, até os dias finais do mês que azedaram para caramba, caiu geral e o índice bovespa fechou mais um mês no vermelho. Mesmo assim to feliz, consegui atingir minha primeira meta, agora espero sustenta-la. 


 
Vida Pessoal

Eu sei lá viu! Acho que tô cagado de urubu, todo mês faço plano para me pagar das minhas próprias dividas, deixa eu explicar melhor, utilizo o dinheiro que tenho na poupança quando preciso comprar alguma coisa, assim pago mais barato, e depois parcelo esse valor a eu mesmo, e vou devolvendo, o que acontece que o ano não começou muito bem, tive despesas previstas e não previstas, o que acabou com meu orçamento, estou no vermelho, Abril consegui me pagar não sei como, mas Maio não vai ter jeito.

Não é que realmente deva pra alguém, entenda que a maioria dessas dividas, caro leitor, estão pagas! Mas tenho a obrigação de me pagar mesmo assim, minha IF depende disso, e também para não cair na maldição do consumismo.

Mas o que acontece parece ser o contrario, visando economizar, adquiri uma bicicleta, além de ser saudável, está super show ir trabalhar assim, a galera do trampo estranhou e comentou muito no primeiro momento, agora ninguém liga mais, sabe aquele bando de babaca que precisa provar o status, carrão e terno caro, esse tipo de gente, ai chega eu rodado de reca (gíria da região para bike), foi o comentário do departamento, eu só vejo e riu muito.

Não acabou, agora vem o mais engraçado, uma zeladora do departamento, estava limpando a sala um pouco antes do expediente começar, como chego de vez em quando mais cedo, ela começou a puxar conversa, quem sabe por causa da "reca", e começou a falar que ganhava um salário mínimo, que tinha moto zero, carro na garagem, casa própria e tal, e eu chefe o que fazia com meu dinheiro pra ser "Tão rodado", acreditam nisso, tão rodado, nem acreditei, a zeladora me sabugando! Fiquei pasmo, confesso que na hora fiquei um pouco abalado, não quis comentar sobre meu status financeiro com ela, apenas a olhei e disse: Fico feliz por ter conseguido tudo isso, ganhando nada! Virei a cara e não quis continuar a vê-la.

Nossa, as pessoas são cruéis quando querem, eu não saio por ai falando assim, eu hein, nem sei bem como reagi na hora, mas sei que isso não é coisa para se dizer a alguém, a menos que ele esteja se abrindo pra você, Zeladora fdp do caralho! Foda-se, meus rendimentos mensais da metade do salário dela. Chupa!

Resumindo, gastei R$ 400 pila com a reca, e para fuder o resto meu celular deu prego, como precisaria investir em outro, resolvi me dar logo um smartphone, que me custou a quantia de 600 pila.

Fiquei mais velho por esses dias. Parabéns para mim!


Vida Financeira

Esse mês devido a minha estratégia de alocação de ativos  (60% renda fixa, 40 variável), não houve compra de ações, o aporte foi direcionado para Tesouro Direto que também foi uma compra planejada (50% Selic, 25 IPCA e 25 Pré), para satisfazer a alocação.

Como parte da minha estratégia envolve deixar 10k para segurança na poupança, sempre que esse valor é ultrapassado eu transfiro a diferença para outra aplicação ou simplesmente deixo acumular até ter um valor significativo para outras aplicações, isso aconteceu esse mês com dinheiro recebido de empréstimos e alguns freela, atingi a quantia de quase 11k, logo transferi 1k para LCI, meu banco paga 80%.

Assim, mês apenas de investimentos em Renda Fixa, sem muitas novidades, a novidade é que esse mês consegui atingir uma meta dos planos de fim de ano (ler aqui), consegui atingir rendimentos passivos acima de 200 dilmas, fico muito feliz, pois com esses aumentos consigo ver que estou andando, devagar, mas andando. Esse valor de rendimentos corresponde a 20% dos meus aportes, com 1k mensal de rendimentos consigo me sustentar, claro que no mínimo do necessários, mas com 1k eu posso sair da maldita corrida de ratos e tentar ganhar a vida com o que gosto, sem a pressão da falta de dinheiro. Única coisa no meu presente que me deixa agoniado para que aconteça logo.

Estou com planos de abrir posição em BEMA, ABEV, MDIAS e PETR4, não sei ainda quando será, talvez esse mês ou em outros meses a frente. Como verão no gráfico abaixo, minha alocação fugiu do planejado e preciso rebalancear a carteira, entretanto, meus cálculos apontam3k para esse rebalanceamento, o que pode me fazer ficar 3 meses sem compra em renda variável, se a bolsa der uma boa caída, antecipo as compras, caso contrario paciência. 

Bem, vamos ver como as coisas se saíram esse mês, abaixo gráficos, resumo das finanças.

Renda Fixa
Poupança: $10.030,04
Aporte: $260,53
Rendimentos: $49,97


 LCI: $ 2.019,91
Aporte: $ 1.000,00
Rendimentos: $ 10,19



Tesouro: $ 2,729.30

Aporte: $ 1.044,51
Rendimentos: $ 33,02

NTNB 150820 0,2
LTN 010116 0,4
LTN 010117 0,2
NTNF 010125 0,1
LFT 070317 0,1
LFT 070317 0,1
LTN 010117 0,1
NTNB PRINCIPAL 150519 0,1




 Total de Renda Fixa: $ 14.779,25

Renda Variável 
Ações: $ 11.914,65
Aporte: $ 0,00
Dividendos e JCP: BBAS $ 10,23
                                 GGBR $ 3,40
                                 GETI4 $ 74,01
                                 ETER3 $ 37,99
                                 GRND3 $ 17,50

                          
 
Divisão da Carteira



Total da renda variável: $ 11.914,25


Evolução da Patrimônio
Total: $26.693,90

Aporte: $ 2.305,90
Não contabilizei ainda 1k, que esta na conta corrente.



Alocação



Projeção 2014


To me sentido bem, consegui bater os 200 dilmas de rendimento pela primeira vez, e a coluna azul da projeção está quase encostando na barrinha laranja, se levarmos em consideração que em dezembro que entra a maior quantidade de dinheiro, estou bem perto de alcançar a meta anual, claro que ainda temos o fator tempo, até dia 31/12 temos muito chão coisas podem dar errado, mas estou confiante rumo aos 40k.

Vlw e até a próxima.


Um comentário:

Novembro/2022: Investimentos US$ 45,20

Bom dia a todos, meus fiéis seguidores, zoeira a quem quero enganar, ninguém para para ler isso, senhores, senhoras, como pode ver no titulo...