30 de nov. de 2013

Fechamento de Novembro/2013: R$ 9,457.71 ou -3,61%

Esse mês completou seis meses de bolsa, comecei em Maio. Logo que comecei não tinha muita noção... e agora com seis meses vi que tenho menos ainda, kkk!

Brincadeira a parte, acho que alguns esse mês amargaram uma gostosa queda, com exceção do pobreta e seu all-in na ELPL.

Na vida cotidiana mês tranquilo sem nenhum imprevisto, não gastei além do planejado e mesmo com meu salário ridículo, consegui fechar na meta, o aporte esse mês ficou no estabelecido inicialmente, R$ 1k, não vejo como aumentar os aportes em 2014, já que o salário estagnou, e se houver algum reajuste ficará para Maio/2014 e mesmo assim, só correção da inflação, antes disso, não vejo um horizonte azul.

Como disse em outro post, fiz alguns empréstimos de valores que possuía na poupança, o que fez meus investimentos caírem muito, mas não significa que não tenho mais o dinheiro, apenas vai ser contabilizado como entrada, a medida que vou recebendo (já que fiz saída deles), os demonstrativos de lucro, estão la no post também.

Na renda variável, abri posição em GRND, com a recente queda pretendo adquirir mais esse mês, não tenho certeza, pois ainda tenho MDIA em vista. Tivemos também a mudança da Ambev, que desdobrou e mudou de ticker, quem sabe não pode ser minha nova entrada, vamos ver.

Mês passou devagar, recebi dividendos de várias empresas, o que me deixa feliz, pois a cada dia me empolgo mais com a bolsa, fácil não está, mas no ano os rendimentos continuam bons.

Estou muito contente, nos meus cálculos atingi a quantia de 20 mil, incrível para um assalariado de 1700 reais, que correspondem nada mais que 1 ano de salário.

Agora, rumo aos 50k, e aumento nos rendimentos, esse mês cheguei a conclusão que antes da IF, preciso melhorar os rendimentos estabeleci 10k para ser independente, complicado, vou continuar com esse objetivo, mas agora tenho novos metas a curto e médio prazo, a curto prazo (curto digo 2014), quero obter a renda passiva de 200 reais mensais, e médio prazo nos próximos 3 anos, 1k. Como podem ver, 1k, seria mais que necessário para minha sobrevivência, no post de objetivos de 2014, vou colocar melhor as metas para 2014.

"There is no free lunch".

Por fim os gráficos:

Renda Fixa
Aportes: R$ 885,59 - Saídas: R$ 8.490,92

Poupança:
Rendimentos: R$52,61

Obs. não sei por quê, mas os rendimentos estão anormal, mas estou seguindo corretamente a planilha.



LCI's:
Rendimentos: R$ 15,60


Total na Renda Fixa: R$ 4.428,32

Renda Variável
Aporte: R$ 1k (ainda não aplicado em nada)

Dividendos e Outros:
BBAS3 - R$ 3,86
GGBR4 - R$ 5,82
ETER3 - R$ 19,03
GRND - R$ 9,20
Total de dividendos: R$ 37,91

Divisão da Carteira:



Evolução da Carteira:




Divisão/Evolução do Patrimonio:



Projeção 2013:
Obs. a projeção ficou abaixo devido aos empréstimos.


Valorização do patrimonio:



 Total em caixa:

Jul$13,886.00
Ago$15,850.98
Set$18,517.41
Out$17,675.01
Nov$10,457.71
 Diferença é dinheiro novo entrado no dia da publicação.

Durante o mês sempre entra dinheiro na conta, dinheiro de serviços que presto freela, como não consigo controlar decentemente esse dinheiro acabo por não contabilizado como aporte mas, a partir deste mês vou colocar a casa em ordem, todo dinheiro de freela vai para RF, e vou fazer o demonstrativo dele.

Até semana que vem com o resultado da Independência Financeira (mês passado foi negativo).

PS. enquanto escrevo vi que o relatório do IPC-s avançou para 0.68% o que me gela o coração, o rendimento da IF foi a merda.

Há mais prazer em ver aumentar uma reserva de dinheiro supostamente excedente do que poderia haver gastando-a.

E pra terminar, esse video que na minha opinião define bem o que estou procurando no dinheiro.


2 comentários:

  1. Olá Srinivasa,

    Gostei do post, tudo bem detalhado e você tomando decisões para melhorar o controle do patrimônio.
    É assim mesmo que se faz!
    Gostaria de saber qual foi a rentabilidade da carteira de ações, aquela que a planilha do AdP te deu. Inclui sua carteira na minha planilha de carteiras que divulgo mensalmente, ok ?

    Continue investindo !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poney,

      valeu pela visita, sem problemas pode divulgar...
      A rentabilidade das ações foi cruel -7,04%.

      Excluir

Novembro/2022: Investimentos US$ 45,20

Bom dia a todos, meus fiéis seguidores, zoeira a quem quero enganar, ninguém para para ler isso, senhores, senhoras, como pode ver no titulo...